quinta-feira, 7 de julho de 2011

CASOS DE MAUS TRATOS A ANIMAIS ESCANCARAM FALTA DE POLÍTICA PÚBLICA.

Nos últimos anos, é inegável o desenvolvimento econômico pelo qual Bauru vem passando. Porém, este crescimento não tem sido sinônimo de amadurecimento em questões importantes como a aplicação de políticas públicas em vários setores - entre eles, o que diz respeito a animais maltratados e abandonados, uma realidade que também está “em alta”. 

De janeiro a junho deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade já aplicou 124 multas a proprietários de animais por maus tratos e abandono. No ano passado inteiro foram 350 multas. Ou seja, é como se em apenas 15 dias do ano não tenha sido registrado nenhum caso. 

A situação é grave e traz à tona novamente uma série de questionamentos, principalmente com relação a políticas que poderiam fazer com que esse problema não continuasse a acontecer.

Como o próprio nome diz, o CCZ é um órgão que atua no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais ao homem). A apreensão de animais em condições de maus tratos só ocorre depois que a autuação - advertência - é seguida de uma multa. Essa penalidade só é aplicada se for constatado pelo CCZ, depois de 15 dias da primeira autuação, que o animal continua sendo maltratado.


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário